O Nanoshield XBee fornece uma camada de adaptação para utilização dos populares módulos de comunicação sem fio XBee como parte de um projeto baseado nos Nanoshields. Isso permite o desenvolvimento de aplicações de acionamento ou sensoriamento remoto, incluindo aplicações de longa distância. Alguns exemplos de aplicações são:
Alguns dos módulos XBee compatíveis com o Nanoshield XBee são:
Para conectar um módulo XBee no Nanoshield XBee, basta encaixá-lo conforme a figura abaixo:
As seções a seguir mostram como o conjunto acima pode ser conectado ao restante do sistema.
O jeito mais fácil de utilizar o Nanoshield XBee juntamente com um Arduino é usando a Base Board Uno ou Base Board L Uno. Basta encaixar as placas e depois carregar o nosso código de exemplo para verificar o funcionamento (veja a seção de código de exemplo no final da página). Esta montagem pode ser utilizada com o Arduino UNO, Mega R3 ou placas similares. A figura abaixo mostra como fica a montagem do conjunto.
Também é possível conectar o Nanoshield XBee diretamente à nossa placa compatível com Arduino, a Base Boarduino. A conexão é feita da mesma forma com que é feita na Base Board, conforme ilustra a figura abaixo. Basta encaixar as placas e depois carregar o nosso código de exemplo para verificar o funcionamento (veja a seção de código de exemplo no final da página).
A comunicação com o módulo XBee no Arduino é feita, via de regra, por meio de uma porta serial por software (ou UART por software). Na configuração padrão, basta declarar a porta serial da seguinte forma:
SoftwareSerial xBee(9, 6);
Este código criará uma porta serial usando os pinos D9 para recepção (RX) e D6 para transmissão (TX). Não é necessária mais nenhuma configuração adicional e basta usar esta porta serial para transmitir os dados normalmente.
Conforme mencionado acima, na configuração padrão são utilizados os pinos D9 e D6 para comunicação serial. Caso necessário, é possível configurar o Nanoshield XBee para que quaisquer dos pinos D6, D7, D8, D9, D10, A1, A2 ou A3 sejam utilizados. Para isso, basta modificar os pinos no conjunto de jumpers SOFT_SERIAL, usando um ferro de solda para fechar os contatos dos pinos que se deseja utilizar com as trilhas RX e TX.
O jumper SERIAL_SEL deve normalmente ser mantido na posição SOFT. A posição HARD deve ser usada apenas em casos especiais, quando se deseja usar especificamente os pinos RX e TX no conector de 15 pinos da parte inferior da placa. A posição HARD pode ser usada, por exemplo, para acessar o Arduino (ou similar) remotamente, direto do computador, usando uma conexão XBee no lugar do cabo USB.
Acompanha:
1 – Nanoshield XBee
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade