Nanoshield Triac 50mm

R$ 44,90
R$ 42,66 no depósito bancário

Carregando...

Descrição do produto

Triac 

Acionamento para rede elétrica com Triac

ATENÇÃO: esse módulo foi projetado para conexão direta à rede elétrica, e usá-lo de maneira inadequada gera riscos de CHOQUE ELÉTRICO e INCÊNDIO. Só faça projetos com esse módulo caso você já tenha experiência prévia em instalações elétricas, e siga com cuidado as recomendações de segurança no final desta página.


O Nanoshield Triac pode ser utilizado para acionamentos de dispositivos da rede elétrica em 127V ou 220V AC (corrente alternada) utilizando os pinos de I/O do seu Arduino. Ele é ideal para aplicações como:

  • Acionamento ou dimerização de lâmpadas (veja também o Nanoshield Zero Cross).
  • Controle de eletrodomésticos diversos como luminárias, fornos elétricos, cafeteiras, ventiladores, etc..
  • Acionamento de portões de garagem.

Há 4 opções para o pino de acionamento (D3#, D5#, D6# e D9#), que podem ser facilmente escolhidas através de um jumper manual de seleção. Caso elas não sejam suficientes, ainda há mais 7 opções selecionáveis por jumpers de solda localizados na parte inferior da placa (D2, D4, D7, A2, A3, A4 e A5). O Triac é ligado com um nível lógico alto no pino de acionamento correspondente e é desligado com um nível lógico baixo.

O acionamento é realizado através de um optoacoplador e o terminal do triac que faz contato com o dissipador é isolado internamente. Isso mantém a tensão AC longe do microcontrolador e demais circuitos DC.

Características

  • Acionamento de cargas AC em 127V e 220V.
  • Dissipador de 50mm para até 5A 
  • Acionamento em 5V ou 3,3V realizado através de optoacoplador.
  • 4 opções para pino de acionamento selecionáveis por jumper manual e 7 opções selecionáveis por jumper de solda.
  • LED que indica quando o triac está ligado.

Conexões

ecb9ef8af3f0805d5923d736f57acdb1.png

Diagrama Triac

 

 

9dc8f3c94a5478af0f6379d116d187c6.png

Ligação Triac

 

Conexão direta com Arduino

Os seguintes esquemas mostram como conectar o Nanoshield Triac diretamente a um Arduino UNO ou Arduino Mega.

86bb2597dbcdf0fce37723b8f908c685.png

Ligação utilizando Arduino UNO (clique na imagem para ampliar)

 

 

530a2a1359d9cad0d8fd2bb96aa7931e.png

Ligação utilizando Arduino Mega (clique na imagem para ampliar)

 

 

Capacidade de chaveamento

93320640e8261468e8a718f157a4397c.png

Máxima corrente de chaveamento recomendada vs. temperatura ambiente

 

Os limites de corrente indicados acima são para as situações onde não há fluxo de ar (como quando as placas estão instaladas no interior de uma caixa fechada por exemplo). Você pode extender esses limites adicionando ventilação extra através de coolers ou fendas na caixa, permitindo que o ar circule e ajude a resfriar os componentes.

Especificações elétricas

  • Alimentação: é feita pelo pino VCC com intervalo de 4,5 até 5,5V (valor típico de 5V).

  • Nível lógico: o acionamento do Triac pode ser feito com nível lógico de 5V ou 3,3V.

Recomendações de segurança

Siga as seguintes orientações antes de utilizar esse Nanoshield ou qualquer outro dispositivo que opere diretamente na rede elétrica:

  • Tenha em mente que a rede AC pode ser muito perigosa. Acidentes podem causar ferimentos e até a morte, portanto só utilize esse equipamento se você tiver conhecimento sobre instalações elétricas e certeza do que está fazendo. Se você é iniciante no ramo e está se aventurando com eletrônica não utilize esse Nanoshield e nenhum outro equipamento que tenha ligação direta com a rede AC.
  • Certifique-se de que a instalação elétrica do local segue as normas de segurança e possua disjuntor diferencial residual instalado.
  • Nunca manuseie o dispositivo com a rede elétrica ligada; sempre desligue o disjuntor antes de fazer a ligação dos fios e qualquer configuração manual no sistema.
  • Esse Nanoshield não possui dispositivos de proteção como fusíveis ou disjuntores; você deve instalá-los externamente de acordo com a necessidade do seu projeto.
  • Se você deseja incluir esse módulo em um produto comercial, verifique as exigências necessárias quanto aos processos de certificação de segurança junto aos órgãos competentes.

Downloads