Nanoshield Relay

R$ 49,90
R$ 47,41 no depósito bancário

Carregando...

Descrição do produto

Relay 

Acionamento AC ou DC por relé

ATENÇÃO: só utilize esse módulo com conexão direta à rede elétrica caso você já tenha experiência prévia em instalações elétricas e siga com cuidado as recomendações de segurança no final desta página. O uso inadequado gera riscos de CHOQUE ELÉTRICO e INCÊNDIO. Não recomendamos o uso do Nanoshield Relay para aplicações em 220V (nesse caso utilize o Nanoshield Triac).


O Relay é o Nanoshield mais versátil da linha de acionamento, pois pode ser utilizado para chaveamento de cargas AC ou DC, além de possuir contatos normalmente aberto e normalmente fechado, permitindo que seu dispositivo permaneça acionado mesmo com o shield desligado.

O acionamento do relé é feito por um pino de IO do Arduino através de um transistor, minimizando a corrente fornecida pelo pino. Há 4 opções para o pino de acionamento (D3#, D5#, D6# e D9#), que podem ser facilmente escolhidas através de um jumper manual de seleção. Caso elas não sejam suficientes, ainda há mais 7 opções selecionáveis por jumpers de solda localizados na parte inferior da placa (D2, D4, A1, A2, A3, A4 e A5). O Relé permanece ligado enquanto houver nível lógico alto no pino de acionamento correspondente (os contatos C e NA ficam fechados) e permanece desligado enquanto houver nível lógico baixo (os contatos C e NF ficam fechados).

Relés normalmente necessitam de uma corrente de bobina relativamente alta (entre 70mA e 120mA) para realizar o chaveamento e isso pode acarretar em uma sobrecarga no regulador interno de 5V do seu Arduino caso ele seja o responsável por fornecer essa corrente ao relé; se você precisar utilizar dois ou mais relés juntos esse problema é agravado ainda mais. Por esse motivo nós incluímos um regulador de tensão próprio para cada Nanoshield Relay, ou seja, ele não acrescenta carga extra ao regulador interno do Arduino e você pode utilizar vários módulos juntos sem problemas de aquecimento.

O chaveamento de um relé é feito por contatos mecânicos, e por isso ele é mais lento do que componentes de estado sólido como transistores e triacs. Por esse motivo o relé não é indicado para aplicações onde é preciso ligar e desligar a carga rapidamente como em dimmers e controle de velocidade de motores por exemplo (para essas aplicações veja os nanoshields Triac e Mosfet). Porém um contato mecânico possui resistência muito baixa e pequena dissipação de calor, por esse motivo é possível fazer o chaveamento de correntes altas utilizando um relé pequeno e com baixo aquecimento. Entre outras vantagens de se usar um relé está o fato de sempre haver uma isolação entre o sinal de acionamento e os contatos de saída e a possibilidade de utilizá-lo tanto no modo low-side quanto no modo high side.

Características

  • Chaveamento de cargas até 30VDC ou 127VAC.
  • Capacidade de corrente de 3A para o contato normalmente fechado e 5A para o contato normalmente aberto.
  • 4 opções para pino de acionamento selecionáveis por jumper manual e 7 opções selecionáveis por jumper de solda.
  • Acionamento em 5V ou 3,3V.
  • Acionamento feito por transistor, minimizando a corrente fornecida pelo pino do microcontrolador.
  • Regulador de tensão próprio, não acrescentando carga extra ao regulador interno do Arduino.
  • Led de indicação de acionamento.

4075c3e2a6cc286d4aa00f3a15f5bb6b.png

Diagrama Relay

 

776a562df2fc9c2e96cddd09a70c6556.jpg

Exemplo de uma montagem com 4 Nanoshields Relay sendo usados simultaneamente com um Arduino Uno

 

Especificações elétricas

  • Alimentação: pode ser feita tanto pelo pino VIN como pelo pino VCC. O intervalo de tensão para o pino VIN é de 7V até 12V (limite máximo até 20V); para o pino de VCC o intervalo é de 4,5 até 5,5V (valor típico de 5V). Quando houver alimentação presente nos pinos VIN e VCC simultaneamente, a alimentação do pino VIN tem prioridade e será selecionada automaticamente para alimentar o módulo.

  • Consumo: o consumo máximo de corrente é de aproximadamente 90mA.

  • Níveis lógicos: o acionamento do relé funciona com níveis lógicos de 5V ou 3,3V.

Recomendações de segurança

Siga as seguintes orientações antes de utilizar esse Nanoshield ou qualquer outro dispositivo que opere diretamente na rede elétrica:

  • Tenha em mente que a rede AC pode ser muito perigosa. Acidentes podem causar ferimentos e até a morte, portanto só utilize esse equipamento se você tiver conhecimento sobre instalações elétricas e certeza do que está fazendo. Se você é iniciante no ramo e está se aventurando com eletrônica não utilize esse Nanoshield e nenhum outro equipamento que tenha ligação direta com a rede AC.
  • Certifique-se de que a instalação elétrica do local segue as normas de segurança e possua disjuntor diferencial residual instalado.
  • Nunca manuseie o dispositivo com a rede elétrica ligada; sempre desligue o disjuntor antes de fazer a ligação dos fios e qualquer configuração manual no sistema.
  • Esse Nanoshield não possui dispositivos de proteção como fusíveis ou disjuntores; você deve instalá-los externamente de acordo com a necessidade do seu projeto.
  • Se você deseja incluir esse módulo em um produto comercial, verifique as exigências necessárias quanto aos processos de certificação de segurança junto aos órgãos competentes.

Downloads